Buscar

Dicas para reduzir o desperdício de plástico nesta Páscoa

Mas não te preocupes, vais poder comer chocolate à mesma!


As caças aos ovos de chocolate pelo jardim são uma tradição da Páscoa, contudo, este ano é melhor considerar alternativas mais ecológicas.

Embora os embrulhos coloridos e as embalagens plásticas destes ovos da Páscoa possam parecer muito bonitos, o seu impacto no meio ambiente não é. Estas camadas excessivas de papel de alumínio, plástico e papel utilizados para os chocolates idealmente deveriam ser recicladas; caso contrário, acabam em aterros e contribuem para a poluição do meio ambiente, sendo necessário mais de 1000 anos para se degradarem. Além disso, alguns demonstraram conter tinta com chumbo e o produto químico prejudicial BPA (bisfenol A), que afeta o crescimento, a reprodução e o desenvolvimento de organismos aquáticos.




Deste modo, enquanto consumidores, devemos tentar fazer escolhas mais ecológicas para reduzir o desperdício de plástico ao máximo, mesmo em ocasiões mais especiais como na Páscoa. Então, de que maneira é que podes reduzir o desperdício de plástico nesta Páscoa, sem reduzir a diversão e a festa? Existem várias formas de o fazer e, neste artigo, vou te dar algumas dicas para poderes festejar a Páscoa de forma mais sustentável!


Em primeiro lugar, um aspeto fundamental na compra de ovos de chocolate, no âmbito de ser mais ecológico, é tentar reduzir a quantidade de embalagens compradas. Opta por comprar as caixas de chocolates que usam o mínimo de plástico possível, tal como itens embalados em embalagens que podem ser recicladas. Se quiseres ver algumas marcas de chocolate que utilizam embalagens mais ecológicas clica aqui e aqui!


Para além disto, é crucial reciclar o plástico novamente depois de o chocolate ter sido desembrulhado e comido! Podes também reutilizar as caixas e as embalagens indesejadas para futuras oportunidades, sendo criativo! Podes embalar ovos ou presentes e até podes usar as embalagens plásticas moldadas para fazer os teus próprios chocolates.



Outra dica, uma maneira divertida de evitar todo o excesso de plástico e desperdício nesta Páscoa, é fazer os teus próprios ovos de chocolate em casa! Existem inúmeras receitas na internet para o fazeres, como estas.


Esta não é apenas uma opção mais ecológica, mas também pode ser mais económica. Ainda para mais, os pais podem transformar isto numa atividade divertida para as crianças, envolvendo-os na preparação dos ovos de chocolate!



Por fim, quem gosta de boas receitas para esta época, também poderá gostar de decorar a sua casa de forma ecológica com ovos da Páscoa coloridos. Tal como para os ovos de chocolates, existem muitas receitas online, como esta.


Ainda por cima, podes decorá-los da forma que quiseres!



As marcas de chocolate como a Mars, a Nestlé, a Cadbury’s e M&S têm feito progressos na última década, de maneira a garantir que estas embalagens da Páscoa sejam o mais ‘verde’ possível. Contudo, também temos de fazer a nossa parte para tentar travar os impactos negativos que têm no meio ambiente. Com algumas mudanças simples, e divertidas, podes continuar a desfrutar das tradições da Páscoa com a tua família, sem teres que te preocupar com os danos que podem causar ao nosso planeta!


Artigo escrito por Jasmine Viesulas

Fontes:

https://earthfriendlytips.com/how-to-have-an-eco-friendly-easter/

https://www.environment.sa.gov.au/goodliving/posts/2018/03/easter-recycling

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo