Buscar

Documentários sobre sustentabilidade na Netflix:


Todos os dias somos bombardeados com muita informação através de imagens. Estes documentários de que falarei de seguida tornaram-se numa forma de transmitir informações com impacto e deixar uma marca no espectador. Documentários são uma forma muito cativante de passar uma mensagem a milhares de pessoas por uma plataforma, equilibrando informação com imagem. Neste artigo vamos comentar os melhores documentários sobre sustentabilidade na Netflix.



Kiss The Ground:


Realizador: Joshua Tickell e Rebecca Harrell Tickell

Ano: 2020

Duração: 1h 24min

Página oficial: https://kisstheground.com/


Kiss The Ground, agricultura regenerativa é o documentário que melhor resume o impacto que o nosso solo tem no planeta. Ray Archuleta e muitos outros profissionais do solo falam-nos sobre como aproveitar o máximo da terra sem a degradar. Este documentário mostra que a agricultura é a base das civilizações e agora, mais do que nunca, existem milhares de químicos e técnicas prejudiciais para o solo. Estas são prejudiciais para nós também, pois os químicos vão do solo para a nossa comida e água. Muitos dos problemas ambientais começam na degradação do solo.

Kiss The Ground aborda a nossa

alimentação, de compostagem, desflorestação, aquecimento global, entre outros, referindo como funciona a terra onde nós cultivamos. É um documentário que merece mais reconhecimento abrangir um tema tão importante ligado à sustentabilidade.



Cowspiracy:


Realizador: Kip Andersen e Keegan Kuhn

Ano: 2014

Duração: 1h 30min

Página oficial: https://www.cowspiracy.com/


Este documentário de 2014 expõe todos os custos ambientais por detrás da alimentação de carne e peixe. Entre a desflorestação, contaminação do solo, maus tratos dos animais, problemas de saúde, etc, esta dieta tornou-se insustentável no mundo moderno. Este filme é um dos documentários mais influentes sobre o tópico. Agora, mais do que nunca, é importante informarmo-nos sobre as fontes da nossa comida. Cowspiracy procura fazer isso mesmo, mostrando o impacto global desta dieta tão prejudicial para o ambiente (e para nós). Neste filme, são entrevistadas várias pessoas com diferentes dietas, mostrando que há várias maneiras de ter uma dieta sustentável.

Cowspiracy esclarece os mitos sobre a indústria mais destrutiva do planeta. É um must-watch dos documentários de sustentabilidade na Netflix.



Seaspiracy:


Realizador: Ali Tabrizi

Ano: 2021

Duração: 1h 29min

Página oficial: https://www.seaspiracy.org/


Semelhante a Cowspiracy, Seaspiracy explora os custos ambientais e humanos na indústria do peixe e marisco. Este filme realça a dificuldade de encontrar marisco de fontes confiáveis e sugere apenas uma solução: não comer peixe.

Com visão provocante apresentada, o documentário irá convencê-lo a deixar de comer peixe industrial. Seaspiracy retrata a cadeia de problemas associados ao comércio de peixe. São entrevistados ambientalistas e pessoas de influência ligadas à indústria.

Após estar no top 10 da Netflix, Seaspiracy permanece um documentário relevante sobre o comércio mundial de peixe e marisco.


Para leres o nosso artigo sobre este documentário clica aqui !



Chasing Corals:


Realizador: Jeff Orlowski

Ano: 2017

Duração: 1h 33min

Página oficial: https://www.chasingcoral.com/


Chasing Coral (ou Perseguindo Corais), um documentário menos conhecido na Netflix que se julga só falar de corais, na verdade aborda todos os perigos e problemas do oceano durante as alterações climáticas. Neste filme, estudam um dos animais marinhos mais afetados pela ação do homem: os corais. Estes animais, que realizam fotossíntese, são os estabilizadores do oceano. Mas, com as alterações climáticas, são os primeiros a dar sinais de falência. A morte dos corais resulta na morte de todos os animais que vivem nos recifes, o que resulta no fim dos ecossistemas marítimos.

Chasing Coral foi inspirado no documentário Chasing Ice, que retrata o degelo das calotas polares. Ambos os filmes têm como objetivo captar problemas escondidos do público. Chasing Coral pretende tornar viral a morte dos corais e mostrar às pessoas o que está a acontecer ao oceano, fora de vista. Ao partilhar estas mudanças e torná-las o assunto de conversa, soluções começam a surgir.



The Minimalists: Less is now


Realizador: Matt D’Avella

Ano: 2021

Duração: 53min

Página oficial: https://www.theminimalists.com/


The Minimalists, less is now é o segundo documentário criado por Ryan Nicodemus e Joshua Fields Millburn. Minimalism, de 2016 transmitia a sua história, a de como se tornaram minimalistas e como é tão fácil qualquer pessoa adotar esse estilo de vida. Este segundo documentário, de 2021, foca-se mais na visão prática do minimalismo. Exemplificam que toda a gente pode tornar a sua vida melhor simplesmente tendo menos. É só isso: menos. Menos consumismo, menos tralha, mas mais saúde.

The Minimalists, less is now abrange os mesmos temas que o primeiro documentário mas mais resumidamente e com pequenos acrescentos. Este filme, ao contrário do primeiro, foi produzido pela Netflix mas tem o mesmo realizador: Matt D’Avella.

Matt D’Avella, realizador e youtuber, tem um lugar de destaque neste filme (pois não apareceu no primeiro) por ter tido um papel tão importante na sua concretização!


Para veres o seu canal sobre minimalismo, clica aqui !


Para leres o nosso artigo sobre minimalismo, clica aqui !



David Attenborough: A Life On Our Planet


Realizador: Alastair Fothergill, Jonathan Hughes e Keith Scholey

Ano: 2020

Duração: 1h 23min

Página oficial: https://www.ourplanet.com/en/


Este foi o que ficou para o final para mostrar que cada documentário aqui mencionado fala sobre uma indústria que tem impactos ambientais e sociais no planeta; Cowspiracy fala da indústria da carne, Seaspiracy fala da indústria de pesca, The Minimalists less is now fala do consumismo e A Life On Our Planet (ou Uma Vida No Nosso Planeta) engloba tudo isso num filme.

A Life On Our Planet, baseado num livro, é o testemunho de David Attenborough (mencionado no início). Attenborough, naturalista britânico, realizou documentários a sua vida toda sobre a natureza e a sua biodiversidade. Este filme foca-se, especialmente, na perda da biodiversidade do nosso planeta e o que podemos fazer (e o que já está a ser feito) para a alterar.

Attenborough realça a mudança drástica que houve nos ecossistemas durante o seu tempo de vida, e mostra-o no documentário para que o público compreenda as consequências da ação do Homem no planeta. A Life On Our Planet, de todos os documentários realizados por Attenborough, é um must-watch sobre sustentabilidade na Netflix.


Para saberes mais sobre A Life On Our Planet, lê o nosso artigo aqui !




A não esquecer:


Apesar destes documentários discutirem tópicos importantes, não podemos acreditar cegamente nas informações e visões que apresentam. Como muitos documentários são feitos para causar impacto, por vezes podem ser dramatizados excessivamente levando à desinformação do visualizador.

Assim sendo encorajamo-lo a ver estes mesmos (e outros) documentários com espírito crítico e verificar as fontes de informação. Muitos destes documentários têm uma página oficial e apresentam as respectivas fontes.

É relevante relembrar a importância da verificação de informação presente em documentários, artigos etc, num mundo onde podemos facilmente estar a ser manipulados e mal informados.



Outros documentários para ver na Netflix sobre sustentabilidade:


The Game Changers

Mission Blue

What The Health

Minimalism



Artigo escrito por: Matilde Silva


Fontes:


Kiss The Ground:

https://www.imdb.com/title/tt8618654/?ref_=fn_al_tt_1


Cowspiracy:

https://www.imdb.com/title/tt3302820/


Seaspiracy:

https://www.imdb.com/title/tt14152756/


Chasing Coral:

https://www.imdb.com/title/tt6333054/?ref_=fn_al_tt_1


The Minimalists, Less is Now:

https://www.imdb.com/title/tt13583144/


David Attenborough, A Life On Our Planet:

https://www.imdb.com/title/tt11989890/?ref_=fn_al_tt_1














11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo