Buscar

Ecologia e Sustentabilidade

Teremos mesmo noção da distinção entre os dois conceitos ?


https://sustentavel.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Diferen%C3%A7a-entre-ecologia-e-sustentabilidade-1.jpg



Nos dias de hoje ouvimos frequentemente falar sobre ecologia e sustentabilidade. Estes são dois termos que estão cada vez mais presentes na nossa sociedade, no nosso quotidiano e ainda bem! Porém, a questão será: saberemos o que ambos significam e a sua distinção?


Ecologia e sustentabilidade são dois conceitos bastante diferentes, mas que acabam por se relacionar. Isto é, um enquadra-se no outro. A ecologia, em termos científicos, é a ciência que estuda os seres vivos e o ambiente em que estes estão inseridos; estudando isto, também chegamos a conclusões sobre o modo como estes interagem entre si e como reagem a mudanças de clima, por exemplo. Ao entender estas interações percebemos os impactos ambientais e os desequilíbrios causados a várias populações, possibilitando um planeamento de prevenção e de elaboração sobre medidas que visão a diminuição o impacto causado pelo homem. Sustentabilidade baseia-se na preocupação de gerir os recursos conforme as necessidades do presente e ao mesmo tempo garantir que estes durem várias gerações, para que os futuros indivíduos possam usufruir de, pelo menos, a mesma qualidade de vida que nós usufruímos. Tanto os decisores políticos como cada cidadão nas suas escolhas e comportamentos de vida devem, pelo princípio da sustentabilidade, ter em conta consequências a longo prazo. Ora este conceito não está obrigatoriamente ligado à Ecologia. Por exemplo, no tema mais falado dos dias de hoje, a pandemia, más decisões coletivas e/ou políticas podem afetar drasticamente o futuro de todos.



COMO SE RELACIONAM ESTES DOIS CONCEITOS?


Apesar de falar de sustentabilidade não implicar que estaremos sempre a falar de questões ecológicas, quando falamos de ecologia, seguir o princípio da sustentabilidade é o principal. Questão central no projeto de salvar o futuro, para qualquer um de nós, passa por, para além de intervir em manifestações e alertas aos nossos governadores chamando a atenção para o problema global, também investir no duradouro. Isto implica mudanças nos padrões de consumo, que em geral são excessivos e inconscientes, e nos nossos hábitos, visto que, infelizmente, o ser-humano tem tendências egoístas muitas vezes gastando tudo sem pensar nas consequências para quem viverá na terra depois de si. O pensamento moderno passará pela valorização do duradouro e pela negação do descartável e inútil.


O conhecimento, informar-nos bem, é o melhor caminho para tornarmos as nossas decisões mais sustentáveis. Devemos cada vez mais focar-nos em aprender a fazer com que a nossa «casa» dure muito tempo. Aconselho vivamente que se aliem a marcas sustentáveis, por exemplo. Experimentem novos produtos mais duradouros e com menos impacto ambiental. É este o caminho para o futuro.


Artigo escrito por Margarida Rodrigues

Fontes:

https://sustentavel.com.br/diferenca-entre-ecologia-e-sustentabilidade/

https://www.dinamicambiental.com.br/blog/meio-ambiente/entenda-ecologia-relacao-sustentabilidade/


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo