Buscar

Reduzir em vez de reciclar

Não temos capacidade de reciclar a quantidade de lixo que produzimos

https://www.publico.pt/2020/08/03/local/noticia/ups-2019-fizemos-lixo-reciclagem-aumentou-1926901


O nosso planeta está encharcado de lixo, lixo criado pelo Homem. Hoje em dia já existem tantas e tantas formas de podermos ajudar um pouco o planeta. E se ele é a nossa casa, porque não o fazemos?


Creio que todos nós conhecemos a politica dos 3Rs- Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Mas será que todos sabemos que reduzir é dos 3Rs o mais importante?

Reduzir consiste em diminuir o consumo de bens e serviços. Como cidadãos devemos prestar mais atenção aos produtos que compramos no nosso dia a dia. Cada vez mais devemos só adquirir produtos essenciais e evitar a aquisição de bens supérfluos. Esta regra vale para todo o tipo de produto (alimentos, roupas, eletrodomésticos, brinquedos, etc). Além disso, devemos reduzir também o consumo de água, de energia e de combustíveis. Ao reduzir poupamos os recursos naturais, combatemos o desperdício, diminuímos a geração de lixo e a consequente a poluição ambiental.


Produzir menos lixo tem ser o nosso primeiro objetivo! Reduzir é prevenir os resíduos antes de serem criados. Deste modo reduzes o desperdício e reduzes lixo para reciclar e tratar.


Para mais, não temos capacidade de reciclar a quantidade de lixo que produzimos. Reparemos na quantidade de aterros espalhados pelo nosso país e pelo mundo fora.

Cada vez mais mais lixo é produzido pelo humano comum. Em Portugal, quase três em cada cinco quilos de lixo doméstico continuam a ir parar a um aterro. Isto deve-se também ao facto de existirem inúmeros materiais cuja reciclagem é impossível de se realizar. São exemplos o papel higiênico, papéis engordurados, metalizados ou plastificados, cerâmicas, etiquetas, fotografias, fraldas descartáveis, absorventes íntimos, espelhos entre muitos outros. Se não os podemos reciclar qual é o destino destes? A resposta é simples, vão para aterros onde depois poderão ser incinerados, lixeiras,