Buscar

Revolução verde na sua casa de banho

Qual o impacto ambiental dos nossos produtos de higiene e cosmética?




Cada vez mais se discute o impacto dos nossos hábitos no planeta e têm surgido cada vez mais alternativas focadas em criar um mundo mais limpo e sustentável.


No entanto, mudar de hábitos não é fácil e é constantemente confrontado com a nossa resistência à mudança e preferência pelo conveniente. Como consumidores, todas as nossas decisões importam e têm consequências para nós e para o planeta. Desta forma, é importante fazer escolhas conscientes. Mais crítico que viver numa sociedade consumista é viver numa sociedade inconsciente. Até as pequenas escolhas, como escovar os dentes, têm impacto.


Os artigos de higiene e cosmética são muitas vezes ignorados no que diz respeito a viver de forma mais sustentável, no entanto têm um grande impacto para a nossa saúde e para o ambiente. Todos os anos são produzidos cerca de 120 mil milhões de embalagens pela indústria da cosmética, sendo que destes, 2,7 mil milhões acabam nos aterros, contando também com os resíduos dos produtos que libertam químicos para os solos e águas. Para além da vertente ambiental, a indústria da cosmética é também responsável por realizar testes em animais.

Em resposta a estes problemas, há cada vez mais alternativas sustentáveis, acessíveis, que toda a gente pode adotar.


Champô e gel de banho


Todos usamos champô e gel de banho diariamente, no entanto nunca nos questionamos sobre o seu impacto. Cerca de 80% do champô é água, contendo também: detergentes, acondicionadores, espessantes, estabilizadores de espuma, conservantes e quelantes. Estes químicos são por vezes agressivos para o couro cabeludo e ainda mais agressivos para os ambientes aquáticos. Muitos destes químicos não são filtrados pelas ETARs e, por terem uma degradação lenta, contaminam o ambiente em seu redor. Além disso, quando compramos um champô líquido estamos essencialmente a pagar por água. E pela embalagem.